publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

O GORDO E O MAGRO (CURTAS) – DOWNLOAD





Na minha opinião essa dupla mereceria um Blog só para eles.
Descobri "O gordo e o magro" quando eu ainda era moleque, e olha que naquela época ambos já estavam mortos fazia tempo. O auge do sucesso da dupla foi mesmo nos anos 30, quando fizeram dezenas de curta-metragens que ainda hoje é sucesso entre fãs do mundo inteiro.
A primeira vez que os vi, no início dos anos 70, numa das inúmeras vezes que os episódios deles haviam voltado em exibição na TV, eu não vi nenhuma graça neles. Sempre que zapeava como o seletor da TV em busca de algo bom para assistir eu passava batido quando tinha algum filme deles. Para mim era uma dupla ultrapassada, coisa velha, sem graça. Num determinado dia eu resolvi assistir um episódio por não ter nada melhor para assitir ou fazer. E eu ri como um louco. Foi uma paixão instantânea que guardo até hoje por eles. Confesso que até hoje não existe nada mais cômico que um filme de Stan Laurel & Oliver Hardy, título original da dupla, que curiosamente batizaram seus personagens com seus nomes reais.
Para mim, "O gordo e o magro" são a prova de que o grande segredo do cinema não são as grandes produções (embora as produções deles fossem bem avançadas para a época), nem os milionários efeitos especias. O segredo é o talento nato dos atores, sua capacidade de enganar o telespectador entre a realidade e a fantasia.
Pois eles eram assim. Eles tinham um veio cênico/cômico tão forte que nem pareciam estar atuando; a impressão que se tinha é que eles eram assim mesmo na vida real. Só de olhar para eles dá vontade de gargalhar, principalmente o "magro" Stan Laurel, o grande trapalhão da dupla; onde suas trapalhadas não pareciam encenadas, como eu disse, dá-se a impressão que a rotina dele era aquela mesma: confusão atrás de confusão. Um pastelão que em nada se parece com aquelas infantilidades do cinema mudo.
Infelizmente, "O gordo e o magro" desapareceu da TV brasileira, de todas as formas, parece que existe apenas uma revendedora de DVDs que comercializa seus curtas. Em sites ou blogs brasileiros não existe nada, somente alguns curtas chamados de "Os filmes perdidos do gordo e o magro", mas todos eles mudos, ou filmes em que eles participaram separadamente; e alguns longas que saíram em DVD no Brasil. Eu, particularmente, apesar de gostar de filmes antigos, detesto filmes mudos, mesmo os deles, por isso não vou postar nada parecido aqui.
Felizmente, eu sites estrangeiros estão disponíveis todo o acervo de Laurel & Hardy, e por isso vou tentar disponibilizar todos eles aqui. O grande problema são as legendas. Nem lá fora consegue encontrá-las, nem em inglês, e muito menos em português. A única coisa que encontrei foi um pacote completo das legendas em romeno; então a solução foi tentar fazer a tradução através do "Google-Tradutor", mas é claro, que ficaram horríveis, embora seja possível entender os filmes. Então, com a ajuda do meu "razoável inglês" vou tentar melhorar essas lengendas e disponibilizá-la juntamente com os filmes, já sincronizadas.
Vou disponibilizar à princípio somente os curtas, coisa de uns 60 filmes, todos em ordem cronológica, desde o primeiro falado, de 1929, e a medida que eu for arrumando as legendas eu vou postando.
Aqui vão eles:

01 - O TREM DO BARULHO (BERTH MARKS-1929) - LEGENDAS
02 - MARINHEIROS DE ÁGUA DOCE (MEN O'WAR-1929) - LEGENDAS
03 - UM DIA PERFEITO (PERFECT DAY-1929) - LEGENDAS
04 - DOIS CANÁRIOS NA GAIOLA (THE HOOSE GOW-1929) - LEGENDAS
05 - O DESCANSO ATRIBULADO (THEY GO BOOM-1929) - LEGENDAS
06 - O DESTRUIDOR DE LAR (UNACCUSTOMED AS WE ARE-1929) - LEGENDAS
07 - DOIS BOÊMIOS DO BARULHO (BLOTTO-1930) - LEGENDAS
Deixe seu Comentário:
1 comentário

1 comentários:

Anônimo disse...

Onde estão as legendas? DISPONIBILIZE-AS EM OUTRO SERVIDOR DE DOWNLOADS!

▲ Subir